quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exodo da Violência



Bem ja tivemos, o êxodo da seca, êxodo rural, o êxodo em busca do empregos( sair do Norte/Nordeste para ir para o Sul/Sudeste e até mesmo o Centro Oeste) em busca de trabalho, sem falar dos que saem do pais, em busca trabalho, cultura e formação!

Agora temos o êxodo da violência temos familias inteira, deixando suas casas, fugindo de um estado para o outro, ou seja saindo de um estado violenta, para outro menos violento, muito embora em se tratando de Brasil esta muito difícil encontrar um lugar onde reine a paz absoluta, mesmo porque, o crime já esta globalizado. Um fato que ocorre aqui em poucos segundo esta correndo o pais, e conseqüentemente, adquirindo novos adeptos para determinado ato.

E o que fazer para acabar com tanta violência, uma vez que todos ao falar sobre isso, põem a culpa na falta de educação! Sincera e honestamente eu não creio que seja isso ou só isso. se recuarmos no tempo, quarenta ou cinqüenta atrás, as pessoas nas ruas eram, analfabetas, ignorantes, ( isso eu falo de coisas que eu presenciei), e nem por isso havia tantos homicídios, roubos, e olha que lugar onde eu nasci e cresci já tinha um nome violento, chama-se “Corta Braço” depois passou a se chamar Pero Vaz e hoje um lugar bastante violento com vários homicídios por contas das drogas, naquela época a época da ignorância, havia muitos homens valentes e eles quando brigavam as vezes estavam armados, e um dizia para outro,não vou brigar agora não porque estou armado(eu vi isso varias vezes!) vou deixar a arama em casa e volto, e voltava e brigavam na mão( brigar na mão é expressão baiana) era até bonito ver a briga deles porque muitos eram capoeiristas, e até que um caísse exausto, ou um amigo separasse, saia muita coisa bonito, havia briga de mulheres também nas ruas, brigavam defendendo seus homens. Esse era o tempo da ignorância, poucas pessoas tinham estudo, mas os homens eram valentes, mais não eram maldosos, havia muita valentia e pouca maldade. Portanto não podemos jamais atribuir a violência e maldade de hoje a falta de educação ou a falta de conhecimento, muita embora educação seja uma coisa e conhecimento seja outra.

Acabar com a violência, passa por uma serie de coisa, não vou nem falar da união familiar, na formação das pessoas por que, querer isso agora e praticamente utópico, mas vou falar de coisa solidas concretas. Primeiro precisamos fazer algumas alterações n nosso constituição, que em alguns pontos é branda demais, favorecendo determinadas coisa, depois o nosso código penal que também deixa muita a desejar se comparado com a de outros países, precisamos urgentemente reavaliar o estatuto do menor e do adolescente, que abriu uma brecha enorme no seio da sociedade, (há menores chefe de quadrilhas fortemente armadas)tem a questão da reforma judiciária, há uma pilha de processos, mandado de prisão acumuladas sem previsão para conclusão. Isso gera uma desconfortável sensação de impunidade e muitos crimes ficam mesmo impune, ora se o cara assassina alguém e não se vê nem ao menos investigado é claro que ele vai cometer outros homicídios; que se tivéssemos um juiz plantonista( pelo menos um dia na semana) nas delegacias resolvendo as questões ali na hora dando as sentenças com eficiência e rapidez,esvaziando as delegacias, condenado que merecia condenação e absorvendo quem merece, e dando penas alternativas para pequenos delitos, com isso não misturaria aprendizes de bandido, com bandidos já formados,

Quanto a policia esta mais que na cara que esse modelo de policia que nos temos é ineficaz, ao ver pelas reportagens dos escândalos que saem todos os dias, é obvio que precisamos de um modelo diferente, com um perfil diferente. Talvez não precisemos ter um policial no modelo do Japão( nível Universitário e faixa preta) ou um policial Ingles! Mas precisamos de um modelo que iniba a corrupção, talvez a policia em vez de estadual e municipal quem sabe nacional onde os soldados tramitasse constantemente de um estado para outro, não sei não sou entendido no assunto de segurança, mas com a palavras os homens competentes do nosso governo.

Não sei de muita coisa, só sei que algo precisa e deve ser feito, para tirar a população desse sufoco que é ser refém de bandidos, ou que sejamos obrigados a deixar o lugar onde estamos em busca de um cantinho de Paz.

Nenhum comentário:

Palco do artesanato

;

Voce mora

Corações

Os melhores Recadinhos do coração:
www.MiniRecados.com/recadinhos_do_coracao/


Coloque aqui seu email e receba atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Acredite que....

slides

slides

Encontro com o desconhecdo

Arquivo do blog

Lista de Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner